domingo, 29 de abril de 2012

Chico da Prefeitura está em recuperação lenta’, diz irmão


Um médico infectologista visitou ontem o vereador Chico da Prefeitura (DEM), que está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Wilson Rosado para aplicar novos medicamentos. É que a equipe médica constatou pequena infecção na cirurgia feita no coração do vereador para fazer com que os músculos coronários funcionassem. Segundo Dão Dantas, irmão de Chico, a maior preocupação dos médicos agora é conter o processo infeccioso. "Ele foi medicado e estamos aguardando. Houve melhora no quadro clínico dele, pois o coração já está batendo normal", afirmou.
Dão disse ainda que os médicos informaram que na manhã de ontem a pressão arterial do paciente apresentou uma baixa e que foi preciso uso de aparelhos para normalizar a pressão. "Os equipamentos já foram desligados e a pressão voltou ao normal", comentou, acrescentando que Chico da Prefeitura continua intubado e em coma induzido. (Até o fechamento desta edição, este era o quadro clínico do vereador).
Dão Dantas também disse que Chico da Prefeitura está sendo retirado do coma induzido gradativamente para que os médicos possam avaliar o grau de recuperação. "O problema é que ele se mexe muito", disse.
Chico da Prefeitura está internado na UTI desde a terça-feira passada, quando sofreu infarto agudo do miocárdio. Os médicos que o atenderam diagnosticaram que a principal veia do coração, a aorta, estava obstruída, sendo preciso fazer uma angioplastia e um cateterismo. Na quarta-feira, segundo os médicos, Chico sofreu parada cardíaca de um minuto e foi reanimado.
Após a reanimação, a equipe médica realizou exame de eletrocardiograma, cujo resultado apontou para a obstrução de pequenos vasos sanguíneos. Diante disso, uma nova angioplastia foi realizada no final da tarde da quarta-feira, embora a equipe médica tenha afirmado que não existem garantias de sucesso, já que Chico da Prefeitura apresentava choque cardiogênico (quando os músculos do coração ficam enfraquecidos em virtude do infarto agudo) e que o percentual de mortalidade, nesses casos, chega a 80%.
Após a nova angioplastia, Chico da Prefeitura vem apresentando recuperação lenta, mas os médicos acreditam que ele possa apresentar melhoras significativas e reagir positivamente aos medicamentos.

fonte jornal de fato