terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Prefeito supervisiona trabalho de manutenção do poço da Vila Alagoas



Prefeito Fábio Bezerra acompanhando o trabalho da equipe
ACOMPANHANDO

Na tarde da última sexta-feira, o prefeito interino de Serra do Mel, Fábio Bezerra, esteve, juntamente com a equiperesponsável pelo trabalho de abastecimento do município, supervisionando o trabalho de recuperação do poço da Vila Alagoas.

O poço abastece parte das Vilas do município, principalmente o centro da cidade (Vilas RN e Brasília), que há dias estava quebrado, prejudicando sobremaneira o abastecimento d'água da cidade serrana.

O prefeito informou que sua interinidade à frente da municipalidade terá como prioridade absoluta o abastecimento d'água e que não priorizará nenhum outro setor em detrimento do problema da falta de água.

O gestor informou ainda, que fará visitas pessoais aos pontos de abastecimento do município, para acompanhar pessoalmente o trabalho da equipe para poder melhor assistir o setor
.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

SERRA DO MEL EM FESTA ESSE FIM DE SEMANA

FotoA festa promovida pelos jovens estudantes da EEPJA, a parte das 19:00 horas na praça do idoso em frente a igreja de nossa senhora aparacida, sera realizado o desfilie do mas belo e a mas bela estudante. em seguida grande forro com garotos do forro, na churrascaria serrana. 



Em enquete, 67% consideram a 'Estrada da Castanha' como prioridade para a região


Pavimentação asfáltica dos 36 quilômetros entre Carnaubais e Serra do Mel é anseio maior da população 


Enquete realizada de ontem para hoje revelou que 67% dos leitores acreditam que a Estrada da Castanha é, no momento, a obra mais importante para a região.

A luta em torno deste projeto é latente, já tendo sido realizados duas audiências públicas para debater parcerias, uma em Carnaubais e outra em Serra do Mel.

A Petrobras que explora a região se propõe a entrar com o piche, faltando ao governo do estado colocar o projeto em execução e assim concretizar um sonho de todos.

Deputado defende pavimentação como prioridade

George: "Essa luta é de todos nós"
Este pleito é uma bandeira de luta do deputado estadual George Soares (PR) que já apresentou na Assembleia Legislativa requerimento ao governo solicitando a inclusão da obra no orçamento do estado.

Foi George que batizou o trecho entre Carnaubais e Serra do Mel como “Estrada do Camarão”. 

A governadora Rosalba chegou a lançar o edital da obra em 2011, mas até agora não foi dado um passo na execução do projeto.    

Recentemente George Soares propôs a inclusão da obra no PAC II. A Estrada da Castanha está orçada em R$ 60 milhões..

População desconhece importância de ZPE do Sertão

Apesar da imponência do projeto, a população ignora o que DE FATO representa a Zona de Processamento de Exportação que é uma área de livre para comercio. A ZPE do Sertão a ser sediada em Assú, desperta o interesse de apenas 11% na enquete.

Desassoreamento do Rio Piranhas/Açu é anseio de 9%

A dragagem no leito do rio Açu é uma necessidade que se torna mais ululante em período invernoso. A obra já foi solicitada pelos prefeitos ao presidente Lula, porém apesar das promessas do Ministro da Integração, não foi tirada uma pá de areia.

Porto de Granéis desperta interesse em 5 por cento

Uma obra que representa um salto no desenvolvimento regional é o Porto de Granéis, segundo estados, a ser construído no litoral de Porto do Mangue. Todavia, a falta de empenho do setor público em destinar recursos é o grande entrave, embora a iniciativa privada mostre interesse em investir no empreendimento.

Outras prioridades para o desenvolvimento da região  

Na enquete, 3% consideram o Aterro Sanitário do Consórcio Regional mais importante. Apenas 1% aposta na Barragem de Oiticica a ser construída em Jucurutu. Já a Fábrica de Barrilha, em Macau, mereceu apenas meio por cento!

Fonte: Blog do Toni 

domingo, 9 de dezembro de 2012

Mega-Sena da Virada deve pagar prêmio de 180 milhões de reais


A Caixa Econômica Federal (CEF) prevê um prêmio de R$ 180 milhões na Mega-Sena da Virada 2012. As apostas para edição especial no último dia do ano, começaram na quinta-feira (29).
A previsão é que a quantia paga seja maior que a do ano passado –R$ 177 milhões. Em 2010, o prêmio foi de R$ 194,3 milhões, o maior da história da Mega-Sena.
Segundo a Caixa, se os R$ 180 milhões fossem aplicados integralmente na poupança, renderiam R$ 759 mil todos os meses, ou R$ 26 mil por dia.
As apostas podem ser feitas até o dia do sorteio –31 de dezembro– e custam R$ 2. Caso ninguém acerte, será dividido entre os vencedores da quina.
Neste ano, o apostador que montar um bolão em grupo podem ter um recibo individual. Segundo a Caixa, a ação pode garantir uma segurança maio aos apostadores de bolão.
ACUMULADO
Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas neste sábado (8). Com isso, a Mega-Sena ficou acumulada e pode pagar 27 milhões de reais no sorteio da próxima quarta-feira (12).
As dezenas sorteadas foram: 02 – 06 – 18 – 30 – 52 – 56
.

domingo, 29 de abril de 2012

Chico da Prefeitura está em recuperação lenta’, diz irmão


Um médico infectologista visitou ontem o vereador Chico da Prefeitura (DEM), que está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Wilson Rosado para aplicar novos medicamentos. É que a equipe médica constatou pequena infecção na cirurgia feita no coração do vereador para fazer com que os músculos coronários funcionassem. Segundo Dão Dantas, irmão de Chico, a maior preocupação dos médicos agora é conter o processo infeccioso. "Ele foi medicado e estamos aguardando. Houve melhora no quadro clínico dele, pois o coração já está batendo normal", afirmou.
Dão disse ainda que os médicos informaram que na manhã de ontem a pressão arterial do paciente apresentou uma baixa e que foi preciso uso de aparelhos para normalizar a pressão. "Os equipamentos já foram desligados e a pressão voltou ao normal", comentou, acrescentando que Chico da Prefeitura continua intubado e em coma induzido. (Até o fechamento desta edição, este era o quadro clínico do vereador).
Dão Dantas também disse que Chico da Prefeitura está sendo retirado do coma induzido gradativamente para que os médicos possam avaliar o grau de recuperação. "O problema é que ele se mexe muito", disse.
Chico da Prefeitura está internado na UTI desde a terça-feira passada, quando sofreu infarto agudo do miocárdio. Os médicos que o atenderam diagnosticaram que a principal veia do coração, a aorta, estava obstruída, sendo preciso fazer uma angioplastia e um cateterismo. Na quarta-feira, segundo os médicos, Chico sofreu parada cardíaca de um minuto e foi reanimado.
Após a reanimação, a equipe médica realizou exame de eletrocardiograma, cujo resultado apontou para a obstrução de pequenos vasos sanguíneos. Diante disso, uma nova angioplastia foi realizada no final da tarde da quarta-feira, embora a equipe médica tenha afirmado que não existem garantias de sucesso, já que Chico da Prefeitura apresentava choque cardiogênico (quando os músculos do coração ficam enfraquecidos em virtude do infarto agudo) e que o percentual de mortalidade, nesses casos, chega a 80%.
Após a nova angioplastia, Chico da Prefeitura vem apresentando recuperação lenta, mas os médicos acreditam que ele possa apresentar melhoras significativas e reagir positivamente aos medicamentos.

fonte jornal de fato

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Serra do Mel implanta o Sistema de Ensino "Aprende Brasil"



NOVIDADE EM 2012

A rede municipal de ensino de Serra do Mel vai iniciar o ano letivo de 2012 com grandes novidades na educação. Trata-se da implantação do Sistema de Ensino Aprende Brasil da Editora Positivo – uma das empresas do Grupo Positivo, maior corporação educacional e de tecnologia do país. Ao todo, cerca de 500 alunos da Educação Infantil serão beneficiados.

Presente em mais de 181 municípios brasileiros, o Sistema de Ensino Aprende Brasil faz a diferença na vida de 400 mil alunos de mais de 2.300 escolas públicas. Brasil afora, as instituições e alunos que utilizam a solução educacional já se tornaram referência nacional com prêmios em olimpíadas escolares de conhecimento e feiras educacionais, além de apresentarem melhorias em índices de avaliações do MEC, como o IDEB.  De acordo com o último levantamento da solução educacional, nove em cada dez municípios conveniados atingiram ou superaram as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Em 2012, as escolas da rede municipal de Serra do Mel passam a contar com orientações sobre o Sistema de Ensino Aprende Brasil, a utilização das ferramentas e dos conteúdos disponibilizados no Portal Aprende Brasil (www.portalaprendebrasil.com.br) – espaço onde a Secretaria de Educação e as escolas integram a internet aos ambientes de ensino e aprendizagem – e esclarecimentos sobre o processo de planejamento escolar. Para os professores que trabalharão com o Sistema, Assessoria Pedagógica e acompanhamento permanente via e-mail, fax e telefone estarão disponíveis ao longo do ano.

De acordo com a Secretária de Educação de Serra do Mel, Milane Azevedo, o ideal de implantar um sistema de ensino para melhorar a educação do município era seu anseio desde que assumiu o cargo. “O Aprende Brasil foi uma indicação de secretários dos municípios vizinhos. Após conhecer melhor o sistema percebi que havia benefícios, como assessoria e cursos de metodologia, que não tínhamos e tenho certeza que farão diferença no próximo ano letivo. Nossa meta é trabalhar em conjunto para o progresso educacional do município”, comenta.
 
PONTAPÉ INICIAL – O curso de implantação que será realizado para os professores vai marcar o início dos trabalhos com o Sistema de Ensino Aprende Brasil. A data ainda será definida e na ocasião, os profissionais da Editora Positivo oferecerão suporte completo aos educadores, para que tenham melhores condições de explorar todas as possibilidades dos Livros Didáticos Integrados e do Portal Educacional, que compõem o Sistema de Ensino Aprende Brasil.

Com informações da Sec. Mun. de Educação

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Fafá convida Paulo Linhares para coordenar Previdência Municipal

A prefeita Fafá Rosado (DEM) convidou oficialmente o advogado Paulo Linhares para coordenar a implantação da Previdência Municipal. O novo serviço, chamado de Previ-Mossoró, assegura aos servidores municipais muitas vantagens no seu regime de previdência. Paulo, que foi o responsável pela implantação do sistema de previdência do Estado, o Instituto da Previdência do Estado do Rio Grande do Norte (IPERN), parabenizou Fafá pela iniciativa de criar um regime de previdência no âmbito municipal. Ele explicou que se trata de uma atitude correta e corajosa, considerando que demonstra o desejo da prefeita em beneficiar os servidores com um sistema de previdência confiável e moderno.
Paulo Linhares disse que uma das vantagens da Previ-Mossoró será a garantia que no sistema municipal não existirá o fator previdenciário. Hoje, a previdência federal usa esse fator como mecanismo para reduzir o valor da aposentadoria em função do não complemento do tempo de serviço ou da idade mínima necessária. "Isso não acontecerá no sistema de Mossoró", disse Paulo.
A Previ-Mossoró garantirá aos servidores estatutários a aposentadoria integral, respeitando o salário que o servidor percebe no momento em que ele se aposenta. "Podemos dar a garantia ao servidor da Prefeitura de Mossoró que em hipótese nenhuma ele se aposentará com salário menor do que ele receberia pelo sistema federal", explica Manoel Bizerra, secretário de Administração de Mossoró.
Paulo Linhares informou que a Previ-Mossoró será gerenciada por um conselho municipal formado por dois conselheiros indicados pelo Poder Executivo, dois indicados pelo Poder Legislativo e mais dois representantes dos servidores. Pela experiência que possui, Paulo Linhares disse que aos poucos os servidores vão receber as informações e saberão que se trata de um grande benefício para eles.
O procurador-geral do Município, Olavo Hamilton, em recente entrevista ao JORNAL DE FATO, disse que a instituição do regime de previdência próprio foi uma orientação do ministro da Previdência Social, senador licenciado Garibaldi Alves Filho (PMDB), e que a iniciativa não causará problemas aos servidores públicos municipais.
Segundo Olavo, a discussão relacionada ao percentual a ser pago pelo servidor e pelo Executivo será definida mediante informações técnicas, as quais levarão em consideração o número de funcionários ativos e aposentados, bem como a questão salarial. Disse que o percentual será tema permanente de análise, já que o serviço público realiza concursos públicos e concede aposentadoria a servidores.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Secretária de Administração recebe prêmio de excelência administrativa

Secretária Izaura Veras e o Prefeito Bibiano
"ÊXITO ADMINISTRATIVO 2011"

A Secretária Municipal de Administração e Planejamento da Prefeitura de Serra do Mel, Bacharela em Direito Izaura Veras, foi agraciada com o prêmio de Excelência administrativa, concedido pela empresa "Administra Brasil".

A honraria está inserida na realização da 4ª Edição do prêmio, que será realizado na cidade de Florianópoles, Estado de Santa Catarina, com o nome de 'Prêmio Êxito Administrativo 2011'.

O prêmio é um reconhecimento da entidade organizadora, aos 100 melhores secretários de administração do Brasil.

Para a Secretária, o prêmio é resultado de um trabalho de equipe, que busca da melhor forma possível cumprir as metas e ações de governo pautadas no atendimento a toda estrutura administrativa, como forma de assegurar às demais pastas, condições de desempenhar suas atividades fins.

E acrescenta a Secretária: "O prêmio não deixa de ser um reconhecimento desse nosso trabalho numa administração que conseguiu dar um novo rumo à cidade de Serra do Mel".

Para o Prefeito Josivan Bibiano, a classificação de mais um integrande de seu governo como destaque em nível de Brasil entre os 100 melhores, é o resultado de uma gestão que vem transformando o conceito de administração até então praticado no município.

"A nossa equipe tem trabalhado muito para poder atender nosso plano de governo e quem ganha com isso é a sociedade.  A prova de que estamos no caminho certo está refletida neste reconhecimento de organismos externos que visualizam os avanços alcançados em nossa cidade", disse.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Alunos do Projeto 'Despertar' apresentam trabalhos em feira de empreendedorismo



AMANHÃ

Nesta quarta feira (07), 30 alunos da E E Pe José de Anchieta em Serra do Mel/RN que integram o Projeto Despertar, participam da II Feira de Negócios do Projeto Despertar, realizada pela Escola em parceria com o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e 12ª Diretoria Regional de Educação (Dired). A Feira será no Espaço de Convivência da referida escola localizadana Vila Brasília – centro, das 09h às 16 horas.

Durante o evento, os alunos irão expor 04 trabalhos, ou seja, 04 mini empresas, nos mais variados segmentos como alimentação, acessórios, artesanatos e produtos da Serra.

Quem visitar a feira poderá conhecer os 04 stands e com as mini empresas criadas, as quais possuem nomes variados como “Anacardium”, “Gastronomia Serrana”, “Acessórios Despertar” e “Desp Artesanato”.

Durante quatro meses, os estudantes receberam orientações sobre elaboração de plano de negócios, trabalho em equipe, possibilidade de riscos e captação de recursos.

“Os alunos divididos em grupos formando as mini-empresas tiveram a liberdade de idealizar seu negócio, criar nomes, fazer seu marketing, buscar patrocínio, tudo com orientação do professorAdailson Antonio.  Agora, eles terão a oportunidade de mostrar o resultado de todo o trabalho”, destacou o coordenador do Projeto Despertar na Escola Estadual Padre José de Anchieta, prof.Roberto de Araujo.

O PROJETO - É uma proposta inovadora para disseminar a educação empreendedora nas escolas de Ensino Médio do Estado. É realizado por meio da parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura (SEEC), Sebrae.

A intenção é estimular o desenvolvimento profissional, tornando os alunos aptos a atuarem no mercado de trabalho, assumindo o papel de empreendedores. 

Ao longo de quatro meses, os alunos da rede pública recebem aulas com noções teóricas e práticas sobre empreendedorismo, ministradas no horário oposto ou nos dias de sábado, conforme orientação da instituição de ensino participante do projeto.

O professores que ministram as aulas do Projeto Despertar na escola receberam uma capacitação de 96 horas sobre a metodologia a ser aplicada, a qual inclui aulas expositivas e vivências, pesquisa de mercado, contato com empreendedores locais, visitas às empresas, além da elaboração do plano de negócio.



Fonte: Blog da EEPJA

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Coeficientes do FPM sofreram alteração em mais de 100 municípios para 2012

NOVOS VALORES 

Os coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o ano de 2012 foram publicados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) dia 23 de novembro. A Decisão Normativa 118/2011 alterou os coeficientes de 108 Municípios para o próximo ano. 

De acordo com levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), dos municípios do interior, 5.429 – ou 98,2% – permanecerão com o mesmo coeficiente em 2012. Dos que vão ter alteração, 72 terão aumento e 32 terão queda, em relação a 2011. Isso representa 1,3% e 0,5% respectivamente.

Pelos dados da CNM, os novos coeficientes modificaram em 10 Capitais, cinco perderam e cinco ganharam. As outras 17 mantiveram mesmo índice.

O cálculo dos coeficientes do FPM leva em conta três critérios:
· o chamado de FPM-Interior: utiliza somente a população,
· o FPM-Capitais: utiliza além da população o inverso da renda per capita do estado; e
· o FPM-Reserva: utiliza somente a população mas é distribuído somente aos Municípios acima de 142.633 habitantes.

O FPM é uma transferência constitucional da União para os Municípios. Ele é composto do total da arrecadação de imposto de renda (IR) e imposto sobre produtos industrializados (IPI) na razão de 22,5% a cada decêndio e mais 1% no dia 10 de dezembro de cada ano. 

Fonte: CNM

TIAGO; SIM É POSSIVEL COM APENAS 86 VOTOS

Se a Procuradoria Regional Eleitoral do RN (PRE) conseguir que a Justiça casse os mandatos dos vereadores Claudionor dos Santos (PMDB) e Ricardo de Dodoca (PTB), por transferência irregular do PDT, a Câmara de Mossoró pode ter mudança surpreendente.
É que a transferência em massa de suplentes do PDT, que foram candidatos nas eleições de 2008, praticamente esvaziou o partido. Quem ficou, mesmo com votação até ínfima, pode se beneficiar dessa debandada e eventual cassações.
É o caso do 12º suplente do PDT, Antônio Tiago, o “Tiago Engraxate”. Ele obteve apenas 86 votos. Para se ter uma ideia do que isso representa, Cláudia Regina (DEM), eleita como campeã de votos, amealhou 4.205 votos.
Outro convocado, em caso de materialização dessa hipótese, seria o 4º suplente, ex-vereador Tomaz Neto, que empalmou 2.073 votos.
Do PDT saíram os vereadores Claudinor dos Santos, Ricardo de Dodoca e Jório Nogueira. Esse último está tranquilo quanto à manutenção do mandato, pois migrou para uma nova sigla, o PSD, o que é completamente amparado pela legislação que trata da “fidelidade partidária”.
Além deles têm os suplentes Vingt-un Neto (que foi pro PSD), Aluízio Feitosa (agora no PMDB), Tassio Mardoni (no PSDB), Carlinhos Silveira (PTB) e Paulo Fernandes (PTB), entre outros, que emagreceram o PDT.
A procuradoria, em nível de Mossoró, ainda questiona os mandatos de Flávio Tácito e Maria das Malhas que saíram do PSL para o DEM.
Num espaço de tempo de 120 dias, essas pessoas podem ter seu destino político fechado pela Justiça Eleitoral.

Ex-jogador Sócrates morre aos 57 anos



PERCA

Internado desde a noite da última quinta-feira, em razão de uma infecção intestinal causada por bactéria, o ex-jogador Sócrates, de 57 anos, morreu às 4h30 de de domingo. Ele havia apresentado uma leve melhora, mas o quadro clínico do ex-atleta, que estava na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, encontrava-se estável, mas, segundo os médicos, ainda era considerado grave. 

Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira faleceu em consequência a um choque séptico. Ele estava sedado e respirava por aparelhos. Os rins de Sócrates passaram por um processo de diálise para ajudar a filtrar as impurezas do sangue - apesar disso, os rins não estariam prejudicados. 

Esta terceira internação do ex-jogador nos últimos quatro meses teria sido causada por um estrogonofe. Sócrates, sua mulher e um amigo teriam passado mal após o almoço na quinta-feira, no restaurante de um hotel em São Paulo.

Ele foi internado pela primeira vez em 19 de agosto, com uma hemorragia digestiva causada pelo consumo prolongado de álcool. Foram nove dias hospitalizado. Em 5 de setembro, o ex-jogador voltou a ser internado - desta vez, por mais 17 dias. Com o fígado comprometido por uma cirrose hepática, o ex-atleta - uma das estrelas da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1982 - precisava de um transplante para voltar a ter vida normal. Sócrates deixa seis filhos.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Servidores do Itep entram em greve e trabalho pericial fica paralisado


Os servidores do Itep/RN deflagraram ontem greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada na noite de quarta-feira, 30.
A paralisação acontece porque o Governo declarou que não poderia oferecer qualquer prazo para que a Consultoria Geral apresente seu parecer sobre o anteprojeto da Lei Orgânica e estatuto do órgão. A proposta, elaborada por uma comissão mista nomeada pelo próprio Governo, com representações do Poder Público, Sinpol/RN e servidores, aguarda parecer da Consultoria desde o início do ano, para poder seguir para o Gabinete Civil e posteriormente para a Assembleia Legislativa.
Os servidores se dizem revoltados, uma vez que o Estado prometeu em fevereiro, no final de uma greve, que concluiriam essa avaliação três meses depois. O presidente do Sinpol, Djair Oliveira, observa que reivindicam, pelo menos, uma data, e observa que as expectativas não são animadoras, pois o consultor geral informa que grande parte do anteprojeto foi suprimida, indo de 360 para 160 artigos, o que pode trazer perdas consideráveis.
Já, o Governo do RN disse, através de nota divulgada à imprensa, que tem procurado negociar com os policiais.
"O anúncio da greve dos servidores do Itep-RN tendo como argumento a negativa do Governo em discutir com a categoria é no mínimo descabida", disse o secretário-chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho.
"E, através da Procuradoria Geral do Estado, estamos questionando na Justiça a legalidade do movimento grevista promovido pela direção do Sinpol", disse Anselmo Carvalho.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

SERRA DO MEL

VISITA DE SANTA LUZIA...





















O municipio de Serra do Mel recebe hoje a partir das 14:00h a imagem da padroeira da Diocese de Mossoró Santa Luzia a imagem visita a Fazenda Esperança, Igreja matriz a casa do devoto Anchitea Martins. Dona Francisca, Milane, Cizinha programam e recebem a nossa pdreira. Parabéns ao povo de Deus!!

SERRA DO MEL

Trabalhadoras rurais inovam com árvore de Natal de Saches de Mel

Jornalista Amanda Melo especial para O Câmera

Na associação de Apicultores da Serra do Mel, a Apismel, as mulheres estão trabalhando quase que exclusivamente para produzir artigos para as festas de fim de ano. São sabonetes à base de mel em formatos que remetem à data. Porém um adereço em especial está chamando atenção pela beleza e originalidade.

Os saches de mel produzidos aqui, viraram matéria prima para árvores natalinas. De acordo com Vilma Félix, a ideia surgiu a partir de um treinamento realizado pela Incubadora Agroindustrial de Mossoró, a Iagram. “Essa ideia vai ajudar a dar uma renda a mais neste final de ano”, afirma.

Depois da capacitação elas passaram a vender a árvore em feiras e por encomenda. Na Vila Ceará o grupo de 39 mulheres trabalhadoras rurais produz as árvores que são comercializadas a partir de 25 reais. Para incrementar e agregar ainda mais valor ao trabalho, elas utilizam a criatividade e empregam a mesma técnica, porém com novas matérias primas, como as balas de morango. Apenas cinco delas aprenderam a técnica que hoje é repassada para as demais mulheres.

“Para a gente foi muito bom porque agregou ainda mais valor ao nosso produto. E a gente espera vender bastante neste fim de ano, pois muitas pessoas já estão procurando”, conta Antônia Marinho, presidente da associação de mulheres da Vila Ceará. Somente este ano foram produzidas 86 toneladas de mel no município. Aproveitar essa fartura foi a maneira encontrada pelos moradores para valorizar esse produto que vem ganhando destaque nos últimos anos.

”Depois que a Apismel foi criada as coisas só tem melhorado para os apicultores. Antes a gente não tinha nem como repassar o mel produzido. E agora a gente consegue fabricar até outros produtos derivados do mel”, conta José Hélio, presidente da Apismel.

Além de uma excelente e lucrativa fonte de renda, para as mulheres o novo trabalho significa ter mais autonomia e ocupar o tempo ocioso com uma atividade divertida. “É muito bom porque a gente passa o tempo, além de dar um dinheirinho”. Diz Zuleide de Souza. Já Elinete Moreira, que integra o grupo há cerca de um ano, acredita que o trabalho é uma forma de garantir mais autonomia para o trabalho das mulheres. “Hoje a gente tem trabalho e renda e isso é muito bom”, Elinete Moreira. 

CRIANÇA DESAPARECIDA


Pessoal estamos precisando muito da ajuda de todos vocês, pois essa menina da foto está desaparecida desde de Quinta-Feira 10/11/2011 pedimos para quem viu ou tiver qualquer informação, entrar em contato nos 

telefones: 88897957/88247113/99704547/96714673 

Por favor passe para todos os seus contatos, pois se fosse alguém da sua família vocês repassariam. O nome dela é: Thamires mirely , tem 3 anos de idade, da cidade de Pau dos ferros,RN 

CCJ aprova Projeto de Lei Poupança Fiscal

walteralves
Por unanimidade foi aprovado na CCJ da Assembleia Legislativa, na manhã do dia 29, o Projeto de Lei denominado Poupança Fiscal de autoria do deputado Walter Alves (PMDB), o deputado Ezequiel Ferreira (PTB) foi o relator do projeto na CCJ.
O projeto prevê a devolução de até 30% do ICMS para o cidadão. De acordo com o projeto a pessoa pode abater o ICMS em descontos como IPVA.
O Poupança Fiscal tem como base o programa Nota Fiscal Paulista onde, em São Paulo, ocasionou o aumento da arrecadação estadual e ainda  vem combatendo a sonegação fiscal. Hoje já existem projetos semelhantes  em Sergipe e no Distrito Federal.
“Ele desonera a carga tributária individual e também  combate a concorrência desleal. Quando o cliente compra em qualquer estabelecimento, o mesmo fornece o CPF e automaticamente é computado o desconto”, relata Walter.
“Por exemplo: você compra um produto que custa R$ 100,00, vamos supor que o ICMS do produto seja 17%. Neste caso, daria R$ 17,00. Então, cerca de R$ 5,10 podem voltar para o seu bolso, seja em forma acumulativa para desconto no IPVA, ou até mesmo em dinheiro vivo depositado na sua conta”, explica o deputado Walter Alves.
Agora o projeto segue para Plenário, sendo aprovado segue para sanção governamental. “Conto com a sensibilidade dos nossos deputados e também do nosso governo para aprovarmos essa matéria o mais rápido possível”, reforçou Walter Alves.parabéns deputado muito esse projeto.