Jornalista Amanda Melo Especial para O Câmera
Desde segunda-feira o campo de futebol da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) se transformou no ponto de encontro para meninos que sonham ser jogadores de futebol. Cerca de 600 jovens entre 10 e 16 anos se inscreveram para participar do peneirão promovido pelo Santos Futebol Clube pela primeira vez na cidade. O representante das divisões de base do time, Ricardo Crivelli, passou por Mossoró para selecionar futuros craques para o futebol brasileiro.
O sonho de se tornar um craque é comum entre os garotos. E quando se fala em Santos esse sonho se tona ainda maior, já que o clube que tem feito sucesso entre a garotada por causa do seu principal atleta, Neymar. Sem falar em outros craques que já foram revelados na Vila Belmiro, como Robinho, Diego, Ganso e, porque não, o rei do futebol, Pelé.
Durante os dois dias os meninos tiveram a chance de mostrarem suas habilidades com a bola através de coletivos. Bernardo de Souza, que é responsável por trazer a equipe do Santos para realizar o peneirão na cidade, explica que esse trabalho de base é fundamental. “Muitos empresário querem os meninos já formados com 17, 18 anos. Assim eles arriscam menos e também gastam menos. Mas é preciso trabalhar com as bases e eu como mossoroense conheço a região e acredito no talento que surge através de vários trabalhos de base realizados por aqui. Percebi que o que falta aqui é essa ponte que ligue o talento aos grandes clubes”, reforça. O próximo passo de Bernardo é trazer a equipe do Corinthians no próximo ano.
Ricardo Crivelli explica que os meninos foram avaliados principalmente pela qualidade técnica, sobretudo no que se refere ao bom passe e toque de bola. A expectativa foi grande durante todo dia. Pais, mães e avós acompanharam os garotos na seleção. Mas o resultado final com os nomes dos garotos que podem conseguir uma chance para treinar no clube paulista só será divulgado na próxima segunda-feira.